Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/RED-11-09-25-COQUETEL-LANCAMENTO-FEIRA-DO-LIVRO-JULIA-KRAUSPENHAR-31.jpg
Cultura

40ª Feira do Livro de Canoas será realizada de 1o a 11 de outubro

Escritor Chico Neto é o patrono desta edição, que presta homenagem a Erico Verissimo
Download Imagem Original

Foto: Julia krauspenhar

Compartilhe

A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu o coquetel de lançamento da 40ª Edição da Feira do Livro de Canoas no final da tarde de quinta-feira (11). A solenidade marca o início das atividades que acontecerão de 1o a 11 de outubro na Praça da Emancipação e no Paço Municipal.

Com o tema “40 Edições, Infinitas Conexões”, a feira celebra quatro décadas de promoção da literatura, destacando a trajetória do escritor Erico Verissimo, cujo nascimento completa 120 anos em 2025. O evento também presta homenagem ao município de Alvorada, que comemora 60 anos de emancipação. O patrono desta edição é o escritor Chico Neto. A programação contará com dezenas de atividades culturais, encontros com escritores, sessões de autógrafos, apresentações artísticas e ações voltadas ao público escolar e à comunidade em geral.

O prefeito Airton Souza enfatizou a relevância do evento no atual contexto da cidade. “Esta edição tem um significado emblemático, especialmente após os desafios enfrentados com a enchente. A Feira do Livro é um marco de resistência e reconstrução, porque tudo começa pela educação.” O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou a importância da cultura no desenvolvimento social. “Vivemos um momento especial. Investir em cultura é investir em prevenção, em segurança, em educação. Assim como o esporte, a cultura transforma realidades.”

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, destacou a relevância do evento para o município. “A Feira do Livro é um espaço de acesso democrático ao conhecimento. Teremos grandes nomes da literatura participando, o que representa uma oportunidade valiosa para aproximar a população da cultura e da educação por meio da leitura. Nesta edição teremos um valor total de R$ 3.340 em bônus-livros para alunos da rede pública municipal, sendo cada um de R$ 60,00, iniciativa Prefeitura, através das Secretarias de Cultura e Educação.”

Para o patrono da feira, Chico Neto, o momento é de orgulho e responsabilidade. “É uma felicidade imensa ser indicado como patrono e poder representar tantos escritores como cidadão canoense. Uma nação sem livros é uma nação sem história.”

Representando a cidade homenageada, o prefeito em exercício de Alvorada, Valmor de Freitas, destacou o simbolismo da escolha. “É uma alegria receber essa homenagem pelos 60 anos de Alvorada. A Feira do Livro é um espaço de conexão entre as cidades e as pessoas. Esse gesto reforça a integração e valoriza o trabalho que vem sendo desenvolvido.”