A 40ª Feira do Livro de Canoas será aberta nesta quarta-feira (1º), às 18h, no Auditório Sady Schiwitz (Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro). A programação se estende até o dia 11 de outubro, com atrações gratuitas em diferentes locais da cidade, incluindo a Praça da Emancipação, a Biblioteca Pública João Palma da Silva e a Sala Multiuso da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT).
Ao longo de 11 dias, o público poderá participar de encontros com escritores, oficinas, espetáculos de dança e teatro, sessões de autógrafos, exposições artísticas e contações de histórias. A agenda reúne artistas locais e nacionais, incentivando a leitura e promovendo o acesso à cultura para todas as idades. A Secretaria de Educação está disponibilizando bônus livro, no valor de R$ 60,00 para que os alunos da rede municipal que irão visitar a feira e adquirir um livro. No total serão 3340 bônus divididos para as 82 escolas municipais (infantis e fundamentais) totalizando um investimento de R$ 200.400,00. Entende-se que incentivar a leitura é parte fundamental do processo ensino aprendizagem.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, a feira reafirma a importância da democratização do acesso ao livro e da valorização dos autores que participam do evento. “Ler transforma, amplia horizontes e aproxima as pessoas. E poder oferecer isso de forma gratuita à comunidade é fundamental para fortalecer a cultura e a educação em Canoas”, destacou.
Exposições permanentes (1° a 11 de outubro):
ANIMART – Pintura artística, cor, forma e vida (Biblioteca Pública João Palma da Silva – corredor de entrada)
Modelamos o cidadão – Poemas e esculturas em cerâmica (Paço Municipal, homenagem a professores)
Presenças literárias – Exposição temática literária (Biblioteca Pública – corredor interno)
Alvorada – Autores locais (Sala Multiuso SMCT)
Segue o link com a programação:
https://www.canoas.rs.gov.br/40a-feira-do-livro-de-canoas/
Locais da Feira:
Praça da Emancipação;
Auditório Sady Schiwitz;
Biblioteca Pública João Palma da Silva (inclui Bebeteca);
Área Central – teatro de rua, dança, música e Espaço do Escritor;
Sala Multiuso SMCT – exposições e atividades especiais.