Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/09/RED-21-06-24-BANCO-DE-IMAGEM-TEMPO-E-ONIBUS-BRUNA-OURIQUE-25.jpg
Mobilidade

Mudanças no transporte público no Centro entram em vigor em outubro

Reorganização de locais de parada, nas linhas urbanas, busca melhorar a circulação, a integração com o Trensurb e a segurança dos passageiros
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A partir da próxima segunda-feira (6), entram em vigor as mudanças no transporte público no Centro de Canoas. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), tem como objetivo melhorar a circulação na Avenida Victor Barreto, fortalecer a integração com a Estação Canoas da Trensurb e oferecer mais conforto e segurança aos usuários.

A reorganização dos locais de paradas decorre de estudos técnicos, para evitar congestionamentos, atrasos, insegurança e superlotação no chamado “Paradão do Golden Center”. Além disso, a medida responde ao aumento de usuários após a implementação do Passe Livre e aos impactos das obras do DNIT na BR-116.

Nos primeiros dias de vigência, a Fiscalização de Transportes da SMMU e os fiscais da empresa Sogal estarão presentes nos terminais para orientar os passageiros e realizar ajustes necessários.

Confira as principais mudanças:

Estação Canoas (Av. Guilherme Schell): As linhas do lado oeste Mathias Velho, Florianópolis, Vila Cerne, Morart e Porto Belo passam a atender o local durante todo o dia, reforçando a integração com a Trensurb. Após as 19h30, também a atender o Golden Center (Box A).

Golden Center

Box B: Atende as linhas do lado leste: Linhas: Linha 01, Linha 02, Linha 03 AJ Renner, Linha 03 Boqueirão, Linha 05, Moinho de Ventos, Interior, Parada 01, João de Barro, Meu Rincão Guilherme Schell, Instituto Federal, São José e Igara, Província de São Pedro e Hércules.

Box A: Atende as linhas Linhas: Rio Branco, Fátima, Machadinho, Mato Grande, Verdes Campos, Rede Forte, Ozanan, Cinco Colônias. Após às 19h30 atende as linhas do lado oeste que operam na Estação Canoas. A divisão busca diminuir a sobrecarga atual, reduzir a superlotação e os congestionamentos na Av. Victor Barreto.

Parada Fundação Cultural: Todas as linhas urbanas que circulam pela Av. Victor Barreto realizam embarque e desembarque nessa parada, servido como ponto de integração com as linhas transferidas para a Estação Canoas.

Parada Maria Auxiliadora: Atende as linhas Rio Branco, Fátima, Linha 03 Boqueirão, Mato Grande, João de Barro, São Pedro e Verdes Campos e a operação de embarque e desembarque da empresa Viação Fátima (Nova Santa Rita).