Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/RED-06-10-25-CURSO-DE-TECNICAS-DE-VENDAS-E-NEGOCIACAO-VINICIUS-MEDEIROS-8.jpg
Mulher

Começam as aulas do curso gratuito de Técnicas de Vendas e Negociação

Capacitação é oferecida na Casa Lilás em parceria com o SENAC
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

As participantes do curso gratuito de Técnicas de Vendas e Negociação iniciaram as aulas nesta segunda-feira (6), na Casa Lilás, em Canoas. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão e o SENAC, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar as oportunidades de geração de renda no município.

O curso, que segue até o dia 5 de novembro, acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e aborda temas como estratégias de vendas, atendimento ao cliente, técnicas de negociação e comportamento empreendedor.

Para muitas mulheres, a formação representa uma chance de recomeço e crescimento profissional. A aluna Greisi Bastardo, que chegou recentemente ao Rio Grande do Sul, destaca a importância da oportunidade: “Eu sou da Venezuela e cheguei no Rio Grande do Sul há um mês, mas já moro no Brasil há oito anos. Eu vim para cá para ficar próxima da minha família. Meu objetivo em fazer o curso é dar uma qualidade de vida melhor para meus filhos. Precisamos batalhar sempre, mas com certeza aqui temos mais oportunidades.”

O professor Alex Marques da Silva, representante do SENAC, explica que a parceria com a Prefeitura de Canoas tem sido fundamental para levar conhecimento a mais mulheres: “Como parceiro do SENAC, eu já ministrei este mesmo curso em Nova Santa Rita, mas é a primeira vez que é direcionado a um grupo de mulheres apenas. O SENAC já possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas e, neste curso, abordaremos técnicas básicas de venda. Queremos deixá-las mais capacitadas para o mercado e ajudá-las a entender o que o cliente necessita.”

Já para a aluna Fernanda Azevedo, o aprendizado e a troca de experiências são o que mais enriquecem a formação: “Eu estou fazendo dois cursos atualmente, o Monte Seu Delivery e este de Técnicas de Vendas e Negociações. Eu descobri o curso através do site da Prefeitura e, desde a pandemia, comecei a empreender e estou sempre atrás de aprender coisas novas. Outra vantagem daqui é o contato com as outras mulheres, poder trocar ideias e se ajudar. Aqui, apesar de sermos concorrentes, todas se ajudam.”

Além de qualificar profissionalmente, a iniciativa promove o fortalecimento feminino e incentiva a independência financeira, estimulando novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A Casa Lilás é um espaço voltado para o acolhimento, a proteção e a promoção da autonomia das mulheres em Canoas, oferecendo cursos, atendimentos e ações voltadas ao fortalecimento da cidadania e à igualdade de oportunidades.

Texto: Anna Júlia Castro

Mais fotos: