Durante a 26ª Semana da Pessoa Idosa de Canoas, o encontro “Nunca é tarde para aprender” reuniu cerca de 40 participantes para uma roda de conversa com a escritora Romi Lemos, integrante do grupo Alegria de Viver e autora da obra O Ermitão da Colina.
A atividade foi marcada por uma reflexão sobre a importância da leitura e sobre os desafios enfrentados por mulheres para estudar em décadas passadas. Romi compartilhou memórias da infância, quando sua mãe acreditava que as meninas não precisavam ir à escola, deixando o aprendizado restrito aos meninos, “que precisavam saber fazer contas”. O encontro também resgatou lembranças sobre os castigos escolares e as transformações da educação ao longo do tempo, promovendo uma troca de experiências entre os idosos.
Para a chefe de unidade, Camila Ferreira, o encontro foi uma oportunidade de valorizar a expressão cultural e a convivência: “O encontro de hoje foi um momento de inspiração sobre a produtividade artística e cultural na terceira idade. As pessoas idosas compartilharam experiências escolares e refletiram sobre a importância da leitura. Atividades como esta reforçam a importância da convivência, o grupo Alegria de Viver esteve em peso para prestigiar a participante escritora.”