Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Canoas participou da solenidade em comemoração aos 43 anos do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizada na sede da corporação, em Canoas. O evento reuniu autoridades civis e militares, em um momento de reconhecimento ao trabalho da Brigada Militar e aos importantes avanços na área da Segurança Pública da cidade e da Região Metropolitana. Durante o evento, autoridades municipais foram homenageadas com medalhas, entre elas: o prefeito Airton Souza; a secretária de Educação Beth Colombo e o secretário adjunto de Obras e Reconstrução Rafael Fernandes.
O comandante do 15º BPM, tenente-coronel Clóvis Ivan Alves, destacou, em seu discurso, a trajetória de dedicação, abnegação e compromisso dos homens e mulheres que construíram a história do Batalhão ao longo de mais de quatro décadas. “Além da data cronológica, nós temos uma redução significativa de indicadores criminais, sobretudo os crimes violentos, letais e intencionais nos últimos meses. Isso é fruto da dedicação das forças de segurança e aqui o recorte do 15º BPM traz um esforço institucional para que nos tornemos uma cidade cada vez mais segura com as nossas ações”, afirmou.
O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Cláudio Feoli, celebrou os resultados positivos na área da segurança, especialmente a queda nos crimes violentos e nos roubos. Ele também ressaltou as melhorias na infraestrutura e o empenho dos policiais em situações de emergência, como os resgates realizados durante as enchentes no Estado. “Essas ações são necessárias para valorizar o efetivo e ainda dar melhores condições de trabalho para que os nossos homens e mulheres da linha de frente sigam cumprindo os seus compromissos com a comunidade e construindo indicadores como esses. São compromissos que fazem parte de uma dedicação que ultrapassa a objetividade e não se pode quantificar apenas na frieza dos números”, destacou.
O secretário municipal de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, também prestigiou a solenidade e expressou seu orgulho pelo Batalhão. Ele relembrou sua trajetória na unidade e ressaltou o papel estratégico do 15º BPM na segurança da cidade. “Canoas é a maior cidade da região metropolitana, tirando Porto Alegre, e realmente tem um peso muito grande na questão do Comando de Policiamento Metropolitano. O 15º é uma unidade estritamente operacional, hoje dividida em quatro companhias, além da Companhia de Operações Especiais. Os indicadores de criminalidade estão em um patamar aceitável, em nível de 1º mundo, muito em razão do trabalho executado por esses policiais militares que hoje completa 43 anos de existência”, enfatizou.
Durante a solenidade, foi inaugurado o monumento “Fardas que flutuam, mãos que salvam”, do artista Ricardo Cardoso, para homenagear o trabalho de tantos heróis anônimos que arriscaram suas vidas para salvar os atingidos pelas enchentes.
Também foi anunciada a entrega de quatro novas viaturas ao 15º BPM, reforçando o trabalho ostensivo da Brigada Militar e garantindo melhores condições para o policiamento em Canoas e Nova Santa Rita.