Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/31-10-25-LANCAMENTO-DO-LIVRO-SENTIMONSTROS-BRUNA-OURIQUE-33.jpg
Educação

Alunos transformam sentimentos em livro em escola municipal de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Alunos do Jardim 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vó Nelsa, no bairro Guajuviras, em Canoas, integraram um projeto que transformou os sentimentos dos pequenos em histórias e ilustrações de um livro. O lançamento do material ocorreu na tarde desta sexta-feira (31), numa atividade para os pais. O projeto integrou 18 alunos, com idades entre 4 e 5 anos e foi desenvolvido pela professora Ângela Daniela da Silva e pela técnica de Educação Básica Sabrine Leite Hoerlle. “A construção deste projeto se baseou nas emoções que os alunos estavam demonstrando dentro da sala de aula. Sentimos essa necessidade de que eles pudessem identificar aquilo que eles estavam sentindo, nomear estes sentimentos e saber como lidar com eles”, explica Sabrine

“Dentro do contexto das aprendizagens, trabalhar as emoções é algo muito importante para o desenvolvimento deles. Fazer eles conhecerem as emoções, aprenderem a lidar com cada sentimento é algo muito importante. Foi muito legal ver o encantamento e a curiosidade deles com o assunto”, completa a professora Ângela Daniela da Silva. A diretora Clarice Duarte Barcellos também destacou a relevância do projeto com os pequenos.

“Para eles se entenderem, se reconhecerem e terem empatia. A questão do respeito foi bem importante e muito bem desenvolvida nessa turminha. Estamos muito orgulhosos aqui na nossa escola por fazer um trabalho tão bonito com as crianças e proporcionar a eles escreverem o seu próprio livro”, diz. Mãe da pequena Lavínia Rosa dos Santos, 5, a dona de casa Maiara Pereira Rosa dos Santos, 30, prestigiou o lançamento do livro. “Ela estava ansiosa para vir à escola hoje e para nós pais foi uma surpresa. Minha filha gosta de ouvir histórias, e acho muito legal um projeto como este”, diz. Após o lançamento, cada criança pode levar o próprio livro para casa.