Apesar da grave crise imposta pela falta de repasses de recursos para a saúde por parte do Governo do Estado, a Prefeitura de Canoas tem se mobilizado para atender cidadãos sem atendimento médico. Nesta terça-feira (20), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho teve turno estendido. Moradores do bairro tiveram a oportunidade de consultar com clínicos e dentistas. A unidade, que geralmente fecha às 17h, funcionou até as 20h. O mutirão contou com o serviço voluntário dos profissionais, que se dispuseram a atender gratuitamente os pacientes.
A dona de casa Graziele Martins Dorneles, moradora do Mathias Velho, elogiou a iniciativa. “Fazia tempo que eu precisava consultar com um dentista, mas nunca conseguia tempo. Hoje, com o turno estendido, pude vir aqui e receber o atendimento. Foi bem rápido”, disse. Para avisar a população, funcionários da unidade foram até as casas e comércios próximos, convidando para participar do mutirão.
A secretária da Saúde, Rosa Maria Groenwald, agradeceu a participação voluntária dos médicos, enfermeiros e demais profissionais. “Mesmo com as dificuldades impostas pela falta de recursos, nós conseguimos atender os pacientes. Isso se dá graças à disposição de todos os profissionais, que deram as mãos e mantiveram os trabalhos. Esse é um mutirão do bem. Muito obrigado a todos”, disse.
Nos próximos dias, outras unidades básicas de saúde irão receber o turno estendido. A medida também visa substituir os atendimentos dos médicos cubanos, que deixaram os postos de trabalho, nesta terça-feira (20).