A comunidade do bairro Harmonia recebeu, nesta terça-feira (18), a revitalização da Praça Pastor José Silva, localizada na Rua Jorge Amado, esquina com a Rua Maia Filho. O local havia sido destruído pela enchente de 2024 e a revitalização foi pensada para fortalecer a convivência comunitária e ampliar as possibilidades de uso por diferentes faixas etárias.
Durante o ato de entrega da reforma, o vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou a importância do espaço para a comunidade e o simbolismo da homenagem. Ele destacou o compromisso com a reconstrução da cidade e o objetivo de replicar este modelo de praça em outros bairros. “Estamos superando dificuldades e priorizando o bem-estar das pessoas. Seguimos em um grande mutirão de zeladoria e cuidado com Canoas”, afirmou.
O projeto contempla brinquedos que estimulam desafios motores e o desenvolvimento infantil, academia ao ar livre para idosos, novas áreas de convivência, plantio de árvores frutíferas, que também auxiliam na redução das ilhas de calor, e sinalização revitalizada para garantir mais segurança e mobilidade às famílias. A proposta segue o padrão que está sendo implementado nas praças de toda a cidade, com foco em acessibilidade, uso coletivo e ambiente lúdico.
O investimento foi de R$ 350 mil, executado por meio do Termo de Compromisso nº 03/2025, como mitigação de impacto urbanístico da construção do condomínio Residencial Parque dos Canários.
A construção do projeto contou com a participação das crianças da EMEI Nilton Leal Maria. A diretora Débora Lopes Paim destacou que os estudantes visitaram a área antes da obra e contribuíram com desenhos que inspiraram elementos da nova praça, especialmente a temática de pássaros. “Foi um convite para as crianças sonharem e ajudarem a criar esse espaço”, afirmou.
Durante a entrega, Gilberto dos Santos Silva, filho do pastor que dá nome à praça, ressaltou a emoção pela homenagem. “Fico feliz em saber que a vida do meu pai deixou frutos de amor e fé. Legado é a palavra que melhor resume a passagem dele, e é gratificante ver esse reconhecimento após 16 anos”, disse.