A noite de quinta-feira (11) foi de diversão e solidariedade em Canoas com a realização da 1º edição da pedalada Natal em Movimento. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), reuniu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis. Os donativos serão repassados ao Lar Vicentino, instituição de longa permanência para idosos no bairro Igara.
A concentração ocorreu a partir das 19 horas, na Praça do Avião, e contou com happy hour com música, food trucks e feirantes. A largada da pedalada foi dada às 20 horas. Em pouco mais de uma hora, os participantes concluíram o trajeto de 10 quilômetros, que passou por diferentes ruas do centro e que foi acompanhado pelas secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno. “Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024. “Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.