O lançamento do Projeto Conhecendo Canoas ocorreu na sexta-feira (12), com um roteiro inaugural com ponto de partida na Prefeitura. A atividade marcou o início da realização do roteiro para o público interessado em conhecer Canoas para além de sua relevância industrial e logística.
O Projeto Conhecendo Canoas propõe um roteiro turístico inclusivo que destaca locais históricos, culturais e naturais do Município, contribuindo para o fortalecimento da identidade local e para a valorização do patrimônio material da cidade.
Com um patrimônio rico e ainda pouco explorado turisticamente, Canoas reúne espaços que ajudam a contar sua trajetória e a reforçar o senso de pertencimento da comunidade. Nesta edição, o roteiro está sendo realizado com a EMEF Guajuviras e contempla a visita à Paróquia São Luís Gonzaga, casas históricas Abadie, Fritzen e dos Rosa, Prefeitura e Praça do Avião.
Ao comentar o lançamento do projeto, o prefeito Airton Souza ressaltou o potencial do roteiro para dar visibilidade ao patrimônio local. “Canoas possui um patrimônio amplo e diverso, e cada espaço integra um roteiro que ainda é desconhecido por muitas pessoas. A proposta valoriza a nossa história, incentiva o turismo e contribui para movimentar a economia local, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do Município.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou o orgulho de ser canoense e a importância de iniciativas que incentivam o conhecimento sobre a cidade. “O papel da cultura e do turismo como áreas estratégicas para o desenvolvimento e a reconstrução de Canoas, fortalecem os laços da população com o nosso município.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, afirmou que o lançamento do projeto representa mais um passo na valorização do Município. “Ações desse tipo reforçam o potencial turístico de Canoas, ampliam sua projeção regional e contribuem para um futuro mais conectado à cultura, à preservação e ao desenvolvimento sustentável.”
O tour inaugural contou com a participação de estudantes da EMEF Guajuviras. O diretor da escola, Alex Totti Soares, destacou a importância de oportunizar aos estudantes o acesso à cultura e à história do território onde cresceram. “A história da cidade fortalece a identidade dos alunos e cria vínculos com o lugar onde vivem e onde suas famílias estão inseridas.” A aluna Luísa Bittencourt afirmou: “o tour acrescentou novos conhecimentos sobre a história da cidade e contribuiu para ampliar a minha vivência cultural.”
O chefe da Unidade de Museu do Arquivo Histórico, Airan Aguiar, que acompanhou o grupo, ressaltou a relevância de compreender o processo de urbanização e a identidade cultural de um município jovem. “Atividades como essa estreitam a relação da comunidade com a cidade e estimulam o interesse por ações culturais desenvolvidas no próprio território.”