Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/12/19-12-15-ANUNCIO-VENCEDORAS-DO-PREMIO-ELAS-TRANSFORMAM-JULIA-KRAUSPENHAR-21-1-125x125.jpg
Desenvolvimento e Inovação

Elas Transformam premia projetos de empreendedorismo feminino em Canoas

Cerimônia de premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores
Download Imagem Original

Foto: Julia Krauspenhar/ PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Nesta sexta-feira (19), foram conhecidos os projetos vencedores da etapa canoense do concurso Elas Transformam. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores. A iniciativa, promovida pela Agência Besouro de Fomento Social, em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca valorizar trajetórias inspiradoras de mulheres que transformam realidades, geram renda e impulsionam novas lideranças locais. Nesta primeira edição do concurso, além de Canoas, também iniciativas de Alvorada foram premiadas.

De Canoas, foram inscritos 40 projetos. Destes, 20 foram pré-selecionados, de onde saíram os dois vencedores, escolhidos por uma banca julgadora formada por oito mulheres. Na categoria Girassol, a premiada foi a moradora do bairro Igara Luciane Alves de Souza, 45, com o projeto Boutique do Bem, de produção e venda de cosméticos naturais. A premiação, nesta categoria, foi de R$1 mil. Já na categoria Orquídea, o prêmio de R$3 mil, foi para a moradora do bairro Harmonia Taís Fagundes Lopes, 36, pela produção do livro Bergamota, uma literatura infantil, cuja história tem como pano de fundo a enchente de 2024.

“O Elas Transformam fortalece o protagonismo feminino e o empreendedorismo no Estado. Nosso intuito é criar oportunidades, oferecer conhecimento e abrir caminhos para que cada empreendedora possa transformar sua realidade”, comenta a presidente da JucisRS, Lauren Mazzardo. “Esta é uma iniciativa que busca premiar e incentivar o empreendedorismo feminino na nossa cidade, reconhecendo empreendedoras que se destacaram nas suas comunidades, no trabalho que têm feito para proporcionar prosperidade, trabalho e renda na nossa cidade. Para o ano que vem, nossa secretaria tem grandes projetos para incentivar, premiar e gerar oportunidades para cada vez mais empreendedoras prosperarem no nosso município”, destaca secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michele Godoi Menetrier.

Além do apoio financeiro, as vencedoras do concurso terão acompanhamento técnico personalizado, com foco no impulso de seus negócios e na ampliação do impacto social das iniciativas. “É uma premiação que vem justamente para beneficiar essas empreendedoras, trazendo para os municípios este incentivo para que estas mulheres tenham cada vez mais vontade de empreender e coragem de poder tentar suas iniciativas”, frisa o gestor executivo da Agência Besouro de Fomento Social Leonardo Barnet.