A véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), foi especial para mais de 400 pessoas que participaram da maior Ceia de Natal destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). A ação foi destinada aos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) da cidade e ocorreu no Restaurante Popular da Avenida Boqueirão, no bairro Estância Velha.
A refeição foi oferecida em formato de buffet, com os alimentos preparados no próprio local. O cardápio incluiu arroz branco, arroz à grega, lentilha, frango assado, massa, aipim com farofa e saladas mistas, além de frutas e sobremesa. Após o almoço, os participantes ganharam presentes, distribuídos pelo Papai Noel, que chegou ao local no caminhão do Corpo de Bombeiros.
O prefeito Airton Souza participou do evento e comentou a importância da iniciativa. “Hoje é um dia muito especial quando estamos realizando uma ação inédita, nos solidarizando com as pessoas. Queremos que todos os canoenses sejam felizes, que todos tenham alimentação. A Prefeitura, a Assistência Social, junto com a Cufa, se mobilizou para fazer um Natal mais alegre e mais feliz para as pessoas que necessitam”, diz.
O vice-prefeito Rodrigo Busato também esteve presente no almoço natalino. “A felicidade das pessoas aqui hoje mostra que o objetivo da ação foi atingido. Nesta semana, reforçando nosso compromisso com a assistência social, inauguramos também um outro Restaurante Popular, do outro lado da cidade, num local onde, assim como aqui, é servida alimentação balanceada, preparada com a supervisão de nutricionistas”, comenta.
O secretário de Assistência Social, Marcio Freitas, também destacou a importância do evento. “Estamos transformando vidas, trazendo uma realidade diferente para os nossos convidados, oportunizando a eles saborear uma alimentação digna, balanceada, de qualidade. Hoje além da comida, vamos ofertar carinho e amor para que essas pessoas”, frisa.
Moradora do bairro Estância Velha, a aposentada Marlene Benetti, 65, participou do almoço e aprovou a iniciativa. “Foi um ano muito difícil para mim e este é um dos únicos momentos de alegria que estou tendo. Uma oportunidade de fazer novas amizades, de ter um almoço de qualidade e um Natal mais feliz”, conta. Para a dona de casa Maria Guimarães, 76, o almoço promovido pela Prefeitura também foi o diferencial neste Natal. “Se não fosse este almoço, passaria sozinha, em casa. Aqui estou rodeada de amigos e comendo uma comida deliciosa”, celebra.