A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução de Canoas deu início na quinta-feira (8) à obra de substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, no bairro Harmonia. Segundo o secretário Guido Bamberg, o trabalho, que será realizado pela empresa RGS Engenharia, por meio de contrato emergencial, visa atender uma antiga demanda da comunidade local. Conforme ele, serão feitos remendos profundos em sete pontos da vida. “Será feita toda a retirada do material inservível, feita a base nova, compactação e depois aplicação do asfalto novo”, explica. Segundo o secretário, a previsão é a conclusão dos sete trechos em até 20 dias, dependendo das condições climáticas.
“Este trecho de recuperação da Maria Isabel é fundamental, principalmente para o escoamento de caminhões, já que ela conta com um fluxo diário de muitos veículos pesados. Esta rua é uma artéria principal de ligação dos bairros Mato Grande, Harmonia e Mathias Velho, bem como acesso à BR-448. Esta manutenção de caráter preventivo busca facilitar o trânsito no trecho e dar mais segurança a motoristas que passam pela via e a comunidade que vive no entorno”, destaca Bamberg.
O início da obra foi acompanhado pelo prefeito Airton Souza. “Esta é uma via que tem vários problemas e que a Prefeitura está revitalizando. Em breve, no decorrer do prazo de um ano nós pretendemos iniciar a duplicação deste trecho aqui, por onde passam diariamente muitos caminhões, o que colabora com o desenvolvimento da nossa cidade. Melhorar e duplicar esta rua vai facilitar a trafegabilidade nesta região”, destaca o prefeito. O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou a importância da obra: “esta é uma demanda antiga da comunidade, que vai trazer mais segurança para quem mora ou trafega neste trecho tão importante da nossa cidade”, disse.
Morador da Rua Dona Maria Isabel há 40 anos, Airton Roque da Silva, 63, comemorou o início dos trabalhos no trecho próximo da residência dele. “Já vi muitos acidentes aqui. Alguns bem graves. Havia um buraco muito grande que os motoristas só visualizavam quando já estavam praticamente em cima. Vamos ter mais segurança a partir de agora”, conta. O motorista Matheus Vaz, 27, que também reside próximo do trecho em obras, aprovou o serviço. “Esta é uma rua por onde passam muitos veículos todos os dias e que tem muitas crianças. Estava muito perigoso pois os motoristas, para desviar do buraco, acabavam quase batendo em quem estava na calçada. O conserto do buraco trará mais tranquilidade aos moradores”, opina.