Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/RED-11-02-26-CELEBRACAO-10-MIL-MORADIAS-COMPRA-ASSISTIDA-BRUNO-OURIQUE-27-125x125.jpg
Habitação e Regularização Fundiária

Canoas se destaca em programa federal que já beneficiou 10 mil famílias no RS

Município já contabiliza mais de mil contratos assinados
Download Imagem Original

Foto: Bruno Ourique/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em Porto Alegre, na sede da Casa de Governo, para celebrar a marca de 10 mil famílias gaúchas beneficiadas pelo Programa Federal Compra Assistida, criado em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
O ato reuniu diversas autoridades, entre elas o deputado federal Paulo Pimenta, o secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Bruno Silveira, a deputada estadual Laura Sito, o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre, Renato Scalabrin, além de prefeitos de municípios afetados pela catástrofe climática.

Canoas é uma das cidades com maior número de famílias contempladas pelo programa. Mais de mil contratos já foram assinados no município, e outras centenas seguem em tramitação.

A beneficiária do Compra Assistida em Canoas, Tânia Maria Escouto: “Eu morava no bairro Harmonia, bem perto do Centro, a cerca de um quilômetro. Eu estava no serviço quando alagou. Perdi tudo. Não acreditei que ganharia R$ 200 mil, mas, em um domingo, a Secretaria de Habitação entrou em contato comigo informando que eu tinha sido sorteada para comprar uma casa. No início, achei que era um golpe, mas fui pessoalmente à Secretaria e foi incrível. Espero que cada um que tenha perdido sua casa também possa ganhar a sua. Só tenho a agradecer.”

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou: “Hoje é um dia muito importante para a reconstrução de muitas famílias gaúchas. Estamos aqui junto com o ministro Jader, celebrando o anúncio de mais de 10 mil famílias beneficiadas no Estado. Em Canoas, são mais de 2 mil famílias contempladas. Foi um trabalho intenso para desburocratizar e agilizar essa entrega.”

O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou o compromisso do Governo Federal: “Canoas, assim como diversos municípios, está sendo atendida tanto pelo Compra Assistida quanto por novas unidades habitacionais que estão sendo construídas, seja a partir das 11 mil unidades selecionadas antes do programa, seja pelo Minha Casa, Minha Vida tradicional. Temos avançado, e Canoas é um dos municípios que mais têm avançado no Minha Casa, Minha Vida. Vamos continuar trabalhando. Se Canoas precisar de mais casas, faremos com que mais moradias cheguem ao município.”

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, ressaltou: “Canoas celebra mais de mil contratos assinados e segue trabalhando, pois ainda temos mais de 800 contratos em tramitação. A expectativa é que, até o fim de março, consigamos concluir essas assinaturas, garantindo a tão sonhada casa própria para esses canoenses.”

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, complementou: “Canoas possui 2 mil contempladas e já foram 1.020 já com contrato assinado. É uma parceria muito importante com o governo federal, estadual e a prefeitura de Canoas, porque ainda faz parte da reconstrução da nossa cidade”.

A marca das 10 mil famílias beneficiadas representa um avanço significativo na reconstrução do Rio Grande do Sul e reforça o compromisso das esferas municipal, estadual e federal em garantir moradia digna às famílias que perderam suas casas durante a maior tragédia climática da história do Estado.

Texto: Anna Júlia Castro