Canoas foi um dos destaques na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O resultado desta edição da premiação foi divulgado na última segunda-feira (9). Canoas recebeu o selo prata. Em 2024, o Município também havia conquistado a mesma premiação. Segundo o MEC, O selo faz parte do eixo de Reconhecimento de Boas Práticas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e foi instituído pelo Decreto nº 12.191/2024.
O prêmio busca reconhecer os esforços e as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal na formulação e na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização. Ele tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A certificação considera múltiplas dimensões da política como: gestão, governança, formação, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes. Também reconhece o trabalho coletivo de articuladores nacionais, estaduais, do Distrito Federal, regionais e municipais, bem como o papel fundamental dos gestores escolares e professores, a partir de evidências consistentes de sua execução, submetidas a um processo de avaliação e análises realizadas pelos territórios, que permite o reconhecimento dessas iniciativas como boas práticas no contexto da alfabetização.
Em Canoas, em 2025, segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME), o ano letivo terminou com 77% dos alunos da Rede Municipal alfabetizados no 2º ano. As ações que colaboraram para este índice foram muitas, dentre as quais a equipe da SME destaca: o acompanhamento e assessoria técnica-pedagógica às escolas, formação de professores e gestores e o monitoramento das aprendizagens com avaliações sistemáticas de fluência leitora.
O prefeito Airton Souza destacou a importância da premiação para a cidade e para o trabalho que é feito pela rede municipal. “Receber o selo prata de alfabetização do Ministério da Educação é um reconhecimento importante ao esforço coletivo que vem sendo realizado para garantir que nossas crianças aprendam na idade certa. Esse resultado mostra que investir na educação básica é transformar vidas e abrir caminhos para novas oportunidades”, diz.
O vice-prefeito, Rodrigo Busato também celebrou a conquista. “O selo mostra que Canoas está no caminho certo. Investir nas crianças é investir no futuro da nossa cidade. Parabenizamos a todos os profissionais da Educação que constroem esse resultado todos os dias dentro das salas de aula”
A secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, comemorou o reconhecimento das práticas realizadas na cidade pelo segundo ano consecutivo da premiação. “Seguimos firmes no propósito de avançarmos cada vez mais, buscando excelência e assegurando que cada criança tenha seu direito a aprender. Nossa caminhada é, com certeza, rumo ao selo ouro”, frisa.