Canoas realiza, no dia 1º de maio, a festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, localizado na Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima, a partir das 10h, com uma programação que integra serviços públicos, atividades culturais e ações voltadas à comunidade. A iniciativa busca aproximar a população dos atendimentos municipais e oferecer opções de lazer para todas as idades.
A ação ocorre no Parque Eduardo Gomes e é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com participação de diversas secretarias, entidades parceiras, apoiadores e patrocinadores. Entre os destaques está a Feira de Economia Solidária, além de espaços voltados ao público infantil, com pinturas, bexigas e brinquedos.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destaca o objetivo do evento de integrar a comunidade. “A proposta é reunir os canoenses em um momento de convivência, com acesso a serviços e atividades que valorizam o trabalhador e fortalecem o vínculo com a cidade”, afirma.
Diversas atividades serão desenvolvidas ao longo do evento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizará a doação de mudas, ações do projeto Canoas Recicla e coleta de eletrônicos. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) levará o Banco de Oportunidades e uma feira de artesanato com 40 bancas.
Na sequência, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) promoverá ações educativas, com exposição de equipamentos como radar e etilômetro, além de atividades de conscientização para crianças com o boneco Chico. Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Aeronáutica, oferecerá atendimentos em hospital de campanha, com consultas, vacinas, testes rápidos e serviços odontológicos, além da distribuição de mil kits de higiene.
Pensando no bem-estar e na qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) participa com atividades esportivas, incluindo a chegada da Caminhada Roxa, alusiva à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. Já a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) disponibilizará o Castramóvel para agendamentos, vacinação antirrábica, atendimento veterinário e ações de adoção.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) atuará na segurança do evento e do estacionamento, com apoio de unidade móvel. Já a Secretaria Municipal da Cidadania, da Mulher e Inclusão (SMCMI) oferecerá serviços como confecção de documentos, elaboração de currículos, encaminhamento de título de eleitor, alistamento militar e emissão da carteira do idoso.
Entre os apoiadores, o Senac oferecerá área de saúde e contará com duas consultoras para orientação e elaboração de currículos. A Ulbra participará com a divulgação de materiais da Fundação da instituição e informações sobre cursos. Como patrocinadores, o evento conta com o apoio da Corsan e da Construsinos Cement Industry and Artifacts Ltda. A programação também inclui a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Aeronáutica, Bombeiros e outras instituições, além de ações de cooperativas e empresas com distribuição de brindes e atividades interativas.
As ações estarão concentradas principalmente na entrada do parque, organizadas em dois turnos ao longo do dia.
Programação:
Abertura com a banda da base – 10h
Aulão de ritmos – 10h15min
Apresentação de boxe – 11h
Apresentação Circo do Homem do Gato – 12h
Jogo de kickball – 14h
Banda Furacão – 14h
DJ Endhy Garcia – 15h15min
Décio Azeredo – 15h30min
DJ Endhy Garcia – 16h15min
CDP Grupo do Pagode – 16h45min
DJ Endhy Garcia – 17h45min
Nosso Balanço – 18h15min
DJ Endhy Garcia – 19h15min
Comunidade Nin-Jitsu – 19h45min