Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/06/15-06-26-DIA-DE-CONSCIENTIZACAO-DA-VIOLENCIA-CONTRA-O-IDOSO-BRUNO-OURIQUE-70-125x125.jpg
Mulher e Inclusão

Ação marca Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Canoas

Atividade reuniu forças de segurança e pessoas idosas para orientação, prevenção e garantia de direitos
Download Imagem Original

Foto: Bruno Ourique

Compartilhe

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, por meio da Diretoria do Idoso, realizou o ato de abertura do Dia de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. A data de 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra o Idoso.

A programação integra o calendário oficial de atividades voltadas às pessoas idosas e reforça a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos dessa população.
Durante a atividade, houve apresentação do grupo de dança de Capoeira Angola Palmares.

Ao destacar a importância da ação, o assessor superior no Gabinete do Prefeito, Stevan Lopes Vieira, ressaltou o compromisso do poder público com a população idosa. “É fundamental cuidar dos nossos idosos e garantir que eles tenham acesso à informação e aos seus direitos. Enquanto governo, buscamos promover ações e atividades de esclarecimento que fortaleçam a proteção, o respeito e a qualidade de vida das pessoas idosas.”

De acordo com a chefe de Unidade da Diretoria do Idoso, Camila Fernandes, a atividade teve como objetivo ampliar a conscientização e aproximar os participantes das forças de segurança. “Estamos realizando esta atividade no Dia Mundial da Conscientização da Violência contra o Idoso para levar esclarecimentos e informações ao grupo, reunindo todas as nossas forças de segurança para apresentar suas funções e orientar os participantes sobre os serviços disponíveis.”

Para a rainha do Grupo Aurora, Dulce Helena Egewarth, de 82 anos, a iniciativa contribui para orientar a população idosa sobre como agir diante de situações de risco. “É muito importante receber informações dos órgãos responsáveis e conhecer os canais de apoio existentes. Dessa forma, sabemos como agir e a quem recorrer em situações de perigo, violência ou violação de direitos.”

Já o delegado da DPCA de Canoas, Maurício Barizon, explicou como ocorre a atuação da Polícia Civil nos casos registrados. “Quando recebemos uma ocorrência envolvendo violência contra a pessoa idosa, iniciamos imediatamente os procedimentos de investigação para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos, garantindo a proteção da vítima.”

Estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.