Em Canoas, o Tango virou um instrumento de transformação social. Essa é a linha de ensino do projeto Sempre Tangos, liderado pelo casal Rubens e Cidinha Marcacini, que promove aulas semanais na Antiga Estação de Trem (Victor Barreto, 2.301). Selecionado pelo edital de ocupação dos espaços públicos de Canoas, iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), o projeto ocorre nas noites de terças e quintas-feiras, a partir das 20h.
Em um clima descontraído, ao som de clássicos do tango, como Carlos di Sarli e Juan d’Arienzo, os alunos têm contato com o chamado Tango de Salão. O estilo é considerado mais acessível para o público leigo, que forma a maior parte dos participantes. Este, inclusive, é o objetivo do casal: difundir o tango para pessoas que não conhecem a cultura dessa dança.
“Queremos mostrar o tango como uma ferramenta de transformação social, em que as pessoas entendam a cultura da dança e sintam o impacto positivo – físico e mental – que ele oferece”, explica Rubens Marcacini. Diferente do Tango de Cenário, que exige mais dedicação do praticante para atingir um alto nível, o Tango de Salão é de mais fácil assimilação dos passos, que torna dança mais convidativa.
As aulas de tango da Antiga Estação são voltadas para pessoas a partir de 15 anos. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 20h. O valor das aulas tem um preço simbólico.
Veja o serviço:
Idade: A partir de 14 anos Quando: terças e quintas-feiras (a partir de 15 de janeiro) Horário: das 20h às 21h30 Investimento: R$ 40 mensais Inscrições e informações: abatango@hotmail.com, (51) 98123-1107 e (43) 99964-2376 ou no horário da aula