O nascimento de um filho sempre traz um misto de alegria e preocupação para os pais. Se por um lado a expectativa de, enfim, poder pegar nos braços o pequeno é grande, por outro a apreensão em dar conta de cobrir todas as necessidades materiais da criança também é enorme. Essa apreensão fica ainda maior em famílias carentes que, muitas vezes, sem renda, precisam de doações para conseguir vestir e dar de comer aos pequenos. Preocupada com esses casos, a Prefeitura de Canoas, através da Defesa Civil, distribuiu, nesta quarta-feira (18), 45 kits, com roupas e fraldas, aos bebês que nasceram no Hospital Universitário (HU).
Administrado pela Prefeitura de Canoas, o hospital é referência na região para atendimentos em obstetrícia e pediatria. A estrutura do HU conta com 64 leitos de maternidade, 20 de UTI Neonatal e 10 em UTI Pediátrica. Durante a manhã, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco, visitaram o hospital e fizeram a distribuição dos kits. “É uma ação muito importante, principalmente nessa época de frio, que vai trazer um alento importantes para 45 famílias de Canoas”, destacou o prefeito.
Os kits entregues aos bebês recém-nascidos são oriundos de doações que a Defesa Civil de Canoas recebe, através do programa permanente Ajudar não tem Hora. A ação arrecada donativos ao longo de todo o ano e os distribui em comunidades carentes ou para famílias que tiveram perdas causadas por incêndios, destelhamentos e outros problemas. Uma das beneficiadas com a doação dos kits foi a Daiana Alves. Moradora de rua, ela ganhou roupinha e fralda para o filho. “Vai fazer uma diferença enorme para nós dois. Eu fico menos preocupada e ele mais aquecido”, disse.
HU terá novo Pronto Atendimento
No próximos meses, a Prefeitura de Canoas irá inaugurar no Hospital Universitário uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica, para agilizar e concentrar os atendimentos em casos de emergência de crianças.