A programação da Virada Cultural de Canoas começou na manhã desta terça-feira (19), com a oficina de contação de histórias na ala de pediatria do Hospital Universitário. Durante a tarde, o secretário da pasta da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, acompanhou uma atividade realizada no teatro da Praça CEU, no bairro Rio Branco, que contou com a presença de alunos das escolas Erna Würth e Monteiro Lobato. As atividades contam com o patrocínio da CORSAN.
Cerca de 50 estudantes prestigiaram o pronunciamento do titular da SMCT, Mauri Grando, que agradeceu a participação de todos. “São mais de dois milhões de pessoas que, assim como vocês, participaram das atividades culturais do município nos quase três anos de gestão do prefeito Busato”, afirma o titular da pasta. “Hoje, Canoas possui sete equipamentos culturais com entrada franca, que promovem atividades permanentemente”, conclui.
O objetivo da Virada Cultural é incentivar a utilização dos espaços públicos, por meio da arte, dança, literatura, música e das demais manifestações populares. As atrações também incentivam os canoenses a se conectarem com a cultura de maneira geral, de modo a investigar as possibilidades oferecidas pelo cenário urbano e periférico. Portanto, a Virada Cultural propõe atividades diversas e plurais, que respeitam a particularidade de cada um.
Uma das professoras da EMEF Monteiro Lobato, Fernanda Netto, falou sobre a importância dos alunos interagirem com a cultura e o esporte. “Os nossos alunos estão muito presos ao cotidiano, por isso temos a responsabilidade de incentivá-los vivenciar o novo, o diferente”, ressalta. A programação da Virada Cultural termina nesta sexta-feira (22). Acesse a programação aqui.
Canoas Jazz
Outro projeto que promete movimentar a cidade mais uma vez é a 9ª edição do Canoas Jazz. Com realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), o evento acontece neste sábado (23), a partir das 16h, no Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas. Com apresentação dos músicos Maurício Marques e Marcello Caminha, o Canoas Jazz é patrocinado pelo Banrisul. A entrada é gratuita.