O equipamento de tomografia do Hospital de Pronto Socorro de Canoas já está funcionando. O aparelho estava estragado desde o dia 28 de dezembro. Em visita, na tarde desta segunda-feira (11), o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, conferiu a retomada dos exames e anunciou que está em tratativa a aquisição de um novo tomógrafo. O atual está em funcionamento há quase 15 anos, desde a inauguração do hospital.
A compra do equipamento faz parte de um plano de investimento na área de diagnóstico de imagem do HPS, o que possibilitará a qualificação do atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais. “Considerando a demanda e os recorrentes estragos do atual equipamento, já estamos em tratativas com o governo federal para substituição por um novo”, afirmou o secretário.
Ao constatar o problema, durante visita em 1º de janeiro, o prefeito Jairo Jorge havia solicitado à Secretaria Municipal da Saúde celeridade para que o serviço fosse restabelecido o mais rápido possível e a realização de estudo para compra de um novo tomógrafo. O equipamento voltou a funcionar no dia 7 de janeiro, após a aquisição da peça necessária.
O HPS realiza, em média, 50 tomografias por dia. São cerca de 1,5 mil exames por mês. Durante o período em que o equipamento esteve parado, os pacientes que precisavam do exame eram encaminhados ao Hospital Universitário.