Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/criarte.jpeg

Escola Monteiro Lobato estreia nesta quarta (14) projeto de introdução às artes CriArte

Download Imagem Original

Foto: Escola Monteiro Lobato

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato estreia nesta quarta-feira (14) o Projeto CriArte, que promove encontros com escritores, rodas de leitura e outras artes para a comunidade escolar. As atividades ocorrem no modo online, pelo Google Meet, das 19h às 20h. A professora responsável é a Inez Bueno, de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

O Projeto será desenvolvido entre os meses de abril e outubro de 2021, com o propósito de  ajudar os alunos a ingressarem no mundo das Artes. Haverá leitura de textos, músicas, receitas culinárias, oficinas de teatro, produção textual e de papel machê. A primeira edição, nesta quarta-feira, promove o encontro com a escritora Gláucia de Souza, sobre a importância da leitura.

As vagas são limitadas. Interessados devem fazer sua inscrição no formulário Google.

https://docs.google.com/forms/d/17JX1Jm5vtZ7Wo5JetjQa1L0dtDBuTdRM_relHr8A4n8/edit

Projeto CriArte   

PROGRAMAÇÃO

Abril 

14.04 – encontro com a escritora Gláucia de Souza (a importância da leitura).

28.04- leitura compartilhada do conto “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo (Literatura Afro-Brasileira) – com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Inez Bueno.  

Maio

12.05 – educação antirracista – Cristina Centeno Rosa Paim (pedagoga, integrante do Coletivo Quilombelas, professora da rede municipal de Porto Alegre (lugar de fala).

26.05 –  leitura compartilhada das obras do escritor Antônio Schmeneck “O Antídoto” e “O Colecionador” – com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Inez Bueno. 

Junho

09.06  – bate-papo literário com o escritor Antônio Schmeneck.

23.06 – leitura compartilhada de poemas da escritora Gláucia de Souza (livro Astro Lábio) e oficina de poemas em homenagem à pedagoga Cristina Centeno, ao Contador de Histórias Jefferson Machado, à artista plástica Fernanda Capra e aos escritores Gláucia de Souza e Antônio Schmeneck – colaboradores do Projeto – com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Inez Bueno. 

Julho

14.07 – Ao som da poesia “Antiguidades”, de Cora Coralina, na qual a poetisa doceira relembra o bolo da infância dela, os participantes socializarão receitas de bolo (através de vídeos) que relembrem o bolo da infância de cada um, com a professora Inez Bueno. 

Agosto

11.08 – Oficina de papel machê com a artista plástica Fernanda Capra.

25.08 – Oficina de papel machê com a artista plástica Fernanda Capra.

Setembro

08.09 – Oficina teatral “Por detrás das Cortinas” – com o professor Jefferson Machado (professor na Escola Fema – Fundação Educacional Machado de Assis –  Santa Rosa – RS –  Contador de Histórias).  

22.09 – Oficina teatral “Por detrás das Cortinas” – com o professor Jefferson Machado (professor na Escola Fema – Fundação Educacional Machado de Assis – Santa Rosa – RS – Contador de Histórias).  

Outubro

06.10 – Oficina sobre alimentação saudável – com Marli Lunardelli. 

20.10 –  Encontro para planejamento e organização da forma como será apresentado o Projeto CriArte à equipe diretiva e representantes da comunidade escolar.  

 

[addtoany]