No final de agosto, iniciou-se nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Canoas, o Atleta Cidadão do Futuro Educacional. O programa atenderá 160 alunos de quatro EMEFs, distribuídas nas quatro regiões da cidade. Três modalidades esportivas são trabalhadas nas escolas: vôlei, futsal e judô.
Neste primeiro momento, o programa será realizado nas EMEFs João Paulo I, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paulo Freire. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Carlos Lanes, explica que o Atleta Cidadão do Futuro tem como principal objetivo inserir os jovens no mundo do esporte. “Nós temos em Canoas muitos atletas olímpicos que passaram por esse projeto e hoje são esportistas de nível mundial. O programa é uma porta para impedir que nossas crianças canoenses não sigam outros caminhos, como o da droga ou do crime”, detalhou Lanes.
Atleta Cidadão do Futuro
O programa oferece a crianças e adolescentes (de três a 18 anos) a prática esportiva de diversas modalidades. O objetivo é desenvolver as capacidades motoras, cognitivas e sociais, melhorando a qualidade de vida dos pequenos canoenses.