Desde o início deste ano, a Secretaria de Segurança Pública de Canoas tem trabalhado em diferentes frentes para enfrentar a criminalidade no município. Com um trabalho interdisciplinar, de integração com as forças policiais, inteligência e estratégia, todos os índices de criminalidade diminuíram, quando comparados ao mesmo período de 2020.
Entretanto, uma ação tem chamado a atenção: o foco na prevenção às violências. Em junho deste ano, foi lançado o Programa Cidade do Cuidado, que conta com o Comitê Integrado de Prevenção. A primeira reunião dos integrantes do Comitê, formado por coordenadorias e secretarias municipais, teve o objetivo de planejar as ações e projetos de prevenção e acolhimento para o ano de 2022, especialmente, voltado às escolas e às famílias, ambientes em que se concentram as situações de conflitos.
O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, explica que, entre as metas do Comitê, está a instituição do Sistema Integrado de Informações sobre a Violência, um sistema digital para uso dos serviços e programas municipais de prevenção às violências. “Percebemos que diferentes setores da Prefeitura mantinham ações e políticas públicas de prevenção às violências de forma separada e sem trocas de informações. Por isso, nosso objetivo é, justamente, integrar todas as iniciativas e projetos, para que tenhamos metas comuns e atuação conjunta”, completa Wendt.