No início deste ano, em razão das dificuldades impostas pelo distanciamento na pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Canoas adquiriu duas plataformas de leitura digital, a Elefante Letrado e a Árvore dos Livros. Através delas, os alunos da rede municipal têm a oportunidade de ampliar conhecimentos. Já para os professores, os sites são fortes aliados na hora de alfabetizar e incentivar a prática da leitura entre os alunos.
A ferramenta faz o maior sucesso entre a garotada pois, além de disponibilizar diversos títulos da literatura e clássicos infanto-juvenis, inclusive em áudio, nela, os alunos podem também gravar sua própria contação de história. A plataforma ainda dispõe de jogos e várias atividades virtuais. O sucesso dos jogos é tanto que na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, no Bairro Igara, foi organizado um “concurso” para premiar o estudante que mais faz uso do Elefante Letrado e, por consequência, mais praticam a leitura.
A professora do 3º ano B, Graziela Aline Teixeira, incitou a curiosidade dos alunos pela leitura com uma disputa saudável. Quem lesse mais livros seria premiado com um “pop-it” – febre entre a garotada. “A Secretaria de Educação nos proporcionou uma formação na plataforma Elefante Letrado e, quando a acessei, vi que era muito boa no estímulo e incentivo à leitura. Então pensei que trazendo uma proposta para os alunos, tipo um concurso, iria desafiá-los a lerem mais”, destacou.
Graziela ressalta que o sonho de todo professor é ver seus alunos lendo muito e que o Elefante Letrado, com a utilização da tecnologia, uso do celular, computador, facilitou muito. “A plataforma é muito acessível, fácil de ser usada. Os alunos podem gravar a voz deles lendo, ouvir os livros, e eu consigo ter acesso a tudo o que eles fazem: ao número de livros que eles lêem, o tempo que leva a leitura e as atividades que podem fazer após a leitura de cada livro”, reitera.
APROXIMANDO AS FAMÍLIAS
O desafio da leitura foi logo aceito pela estudante Maria Luisa Santos Labres, de 8 anos, que contou com o apoio e incentivo da mãe para conquistar o prêmio em sala de aula. Mary Labres conta que ela tinha, além de preguiça em ler livros físicos, dificuldade na leitura. “Desde que ela chegou em casa com o desafio proposto pela professora, ela colocou uma meta individual de ler 100 livros. No início, lia cerca de 10 livros em um dia só, não queria parar de ler. Nos dias seguintes, a leitura dela já tinha melhorado muito, eu colocava os livros para ela ler na tv e ela ia lendo em voz alta, eu já conseguia ver a diferença. Ela estava pegando a prática e lendo super bem”.
A mãe acredita que a plataforma, por ser digital, despertou a curiosidade da estudante. “Em casa nós sempre incentivamos ela com o livro físico. Minha filha mais velha lê super bem e lê bastante, mas a Malu a gente sempre incentivou e não teve o mesmo interesse. Hoje, ela já sabe a senha, sabe o login da professora e acessa sozinha”, destaca Mary.
META DE LEITURA SEGUE AUMENTANDO
Depois de ter conseguido bater a meta, a aluna do 3º ano não quer parar por aí. Maria Luisa celebra, mas já vislumbra uma nova conquista. “Minha próxima meta é a leitura de 200 livros. Com os que eu já li, estou com 113 livros”, comemora. A mãe lembra que se eles baterem a meta, terão direito a fazer um passeio no final do ano.
PLATAFORMA DE LEITURA PARA TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Além do Elefante Letrado, que é direcionado para estudantes da rede municipal de 1º ao 5º ano, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passou a oferecer a biblioteca digital Árvore dos Livros, destinado a alunos dos 6º ao 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com mais de 30 mil livros de, aproximadamente, 600 editoras, a plataforma virtual serve como estímulo aos novos hábitos em tempos de ensino híbrido.