Nesta terça-feira (22), a Guarda Municipal Presente chegou ao Bairro Mathias Velho. Das 11h às 13h30, o policiamento ostesivo foi realizado em frente as escolas municipais de ensino fundamental (EMEF) Max Adolfo Oderich; EMEF Rio de Janeiro; EMEF Thiago Wurth e EMEF Ministro Ludwig. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, delegado Emerson Wendt.
“O objetivo da operação foi apoiar a Ronda Escolar, realizada sistematicamente, e identificar pessoas estranhas na frente e entorno das escolas para inibir brigas de alunos e todo tipo de ilícito, já que temos reclamações e ocorrências destes fatos”, explica a supervisora da Guarda Municipal, Patrícia Soares.
As operações de combate à criminalidade fazem parte da rotina da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Além da barreira, as equipes da Guarda Municipal realizaram o patrulhamento preventivo nos pontos com maiores índices de roubos e furtos da localidade.
Operação Guarda Presente Lançada em janeiro de 2021, a operação Guarda Municipal Presente tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas da cidade. As operações acontecem semanalmente. A ação reforça a segurança nos locais que registram maior número de ocorrências, de acordo com os indicadores de criminalidade do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC)