Esse navegador ou sistema operacional não suporta síntese de áudio.
Compartilhe
A prefeitura de Canoas intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No bairro com maior incidência de casos, o Mathias Velho, equipes da secretaria da Saúde realizam uma força-tarefa para tentar frear o avanço da doença. Os agentes endêmicos percorrem as ruas procurando focos de larvas e mosquitos, vistoriando pátios, terrenos e espaços com lixo acumulado e que podem ser criadouros do inseto.
Além disso, as equipes orientam a população e reforçam os cuidados que devem ser tomados. Os serviços de controle também acontecem nos bairros Estância Velha, Fátima, Harmonia, Igara, Guajuviras, São José, Marechal Rondon, Centro, Olaria e Rio Branco.
Atualmente, a cidade possui 73 casos de dengue confirmados, sendo 58 autóctones (contraídos na cidade) e 15 importados (contraídos em outras cidades ou estados). Ao todo, três pessoas estão internadas em decorrência de agravamentos da doença. Existem ainda outros 571 casos sendo investigados.
A diretora de Vigilância em Saúde, Elisiane Amorim ressalta a importância da participação da comunidade no combate ao mosquito transmissor. “É preciso eliminar o mosquito, pois sem ele, não há doença. Mas para isso é fundamental a participação de toda população, eliminando possíveis focos do mosquito, não deixando água parada e tomando os demais cuidados necessários”, destacou.
Fumacê
Sempre que um caso é identificado é feita uma pulverização de inseticida em um raio de 150 metros, a partir do ponto onde há o doente. O fumacê, como é conhecido popularmente não acontece em dias de chuva. E, para que seja efetivo, é preciso que a população ajude, deixando abertas janelas e cortinas das casas e tapando alimentos, potes de água e ração dos animais e protegendo utensílios domésticos. Durante a aplicação a recomendação é de que as pessoas permaneçam dentro de suas residências.
Sintomas da dengue
– Febre alta – Dores no corpo e nas articulações – Dor de cabeça
Mesa Temática debate desenvolvimento econômico e inovação na revisão do Plano Diretor de Canoas
Encontro na próxima segunda-feira (13) discutirá estratégias para fortalecer a economia, estimular a inovação e consolidar o conceito de Cidade do Conhecimento no planejamento urbano do Município