Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, o xadrez, pode ajudar a desenvolver melhor o aprendizado dos estudantes. Por conta disso, 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas receberam tabuleiros e relógios que irão contribuir para o desenvolvimento e inclusão social das crianças.
A professora que está a frente de todo o projeto de inclusão e incentivo a prática do jogo de xadrez nas instituições, Nara Lopes, chama atenção para os principais benefícios que o jogo traz para os alunos. “Esta é uma oportunidade rica para estimularmos os estudantes cognitiva e ludicamente, em especial por este momento delicado de ressignificação e retomada das atividades letivas presenciais. A atividade em si potencializa muito o raciocínio logico, desenvolve a capacidade de concentração, observação, reflexão e de análise de problemas, além de ser fundamental para a construção do conceito da matemática”, citou.
Cada escola recebeu 30 jogos de Xadrez, além disso as instituições selecionadas receberam formação para a ampliação do projeto junto aos estudantes.
O projeto Xadrez Escolar é uma parceria da Prefeitura Municipal de Canoas com o Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria da Educação, que tem como objetivo atingir prioritariamente escolas em maior vulnerabilidade social.
As escolas contempladas pelo projeto são:
– EMEF David Canabarro – EMEF Erna Wurth – EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig – EMEF Paulo Freire – EMEF Professora Odete Yolanda Oliveira Freitas – EMEF Guajuviras – EMEF Professora Nancy Pereira Pansera – EMEF João Palma da Silva – EMEF Carlos Drummond de Andrade – EMEF Professor Thiago Wurth