Canoas completa 83 anos na próxima segunda-feira (27). Para comemorar a data, o Escritório de Projetos da Prefeitura realiza edição do projeto “Canoas + amor”, levando alegria e descontração para hospitais da cidade. A atividade acontece neste sábado (25), a partir das 8h, no Hospital Nossa Senhora das Graças e, em seguida, no Hospital Universitário.
Essa é a terceira edição do projeto, que acontece em parceria com o grupo Presença de Palco, da Escola de Violão Charles Daniel, de Estância Velha. Mensalmente, os hospitais da cidade recebem apresentação das crianças e adolescentes da escola de música, como forma de proporcionar um pouco de alegria e esperança aos enfermos. “Esse projeto não é só musica, é boa energia e autoestima. Realizar essa atividade é para que as pessoas possam, por um instante que seja, esquecerem um pouco o quanto é ruim estar em uma cama de hospital ou em uma situação de mais vulnerabilidade”, enfatiza a secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto.
A diretora de projetos especiais do Escritório de Projetos, Eliane dos Passos, destaca que a musicoterapia já é reconhecida por vários estudos que afirmam que a música auxilia no tratamento de doenças, além de contribuir na socialização das pessoas. “A música é capaz de trocar o foco da dor, seja ela física ou emocional, afastando gradativamente a sensação de mal-estar e proporcionando alívio e paz”.
O projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação e conta com o apoio das empresas JJ Serviços Médicos, Padaria e Confeitaria Gonzatti e Presença de Palco – Escola de Violão Charles Daniel. Todos os protocolos de segurança e sanitários serão seguidos.
Onde 8h: Hospital Nossa Senhora das Graças 10h: Hospital Universitário
BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA: – Estimula o aprendizado e ativa a memória; – Alivia dores de cabeça e dores crônicas, como as do câncer; – Libera dopamina, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar; – Reduz a ansiedade e a angústia; – Auxilia no controle de sintomas de doenças mentais e neurológicas; – Baixa a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Escolas receberam limpeza e consertos para o retorno das aulas após temporal
Das 83 escolas municipais, seis instituições ficaram com aulas remotas durante a semana. Nova avaliação dos engenheiros encaminhou retorno presencial dos estudantes para a próxima semana.