Canoas segue com uma força-tarefa para reparar os estragos causados pelo forte temporal de segunda-feira (15). A atuação integrada da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros foi fundamental no enfrentamento aos graves danos encontrados na cidade.
De acordo com o Comandante do 8° Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Monteiro, foram mobilizadas todas as equipes para auxiliar neste momento, com 28 bombeiros atuando especificamente em Canoas, além das equipes de apoio da Prefeitura e das empresas contratadas. “Nós encontramos muitas árvores caídas, casas destelhadas e ruas obstruídas, as prioridades de atuação foram em prédios de serviços de emergência e na liberação das avenidas principais. Agora, nosso foco está na poda de árvores que não são emergenciais e que estão apoiadas em residências”, destacou Monteiro.
“Não temos como prever nem controlar esses eventos climáticos graves, o que devemos sempre fazer é aprender e nos preparar da melhor maneira, com equipamentos e itens. Um ponto muito positivo foi a integração completa de todas as equipes, contamos com o apoio da Defesa Civil do município, que auxilia com a doação de lonas, motosserras e caminhões de guincho. Essa colaboração foi fundamental para uma resposta imediata aos acontecimentos, o que proporcionou uma melhoria na resposta dos serviços”, completou o tenente.