Desde a terça-feira (16), após o forte temporal que atingiu Canoas, a Unidade de Fiscalização do Procon Canoas está circulando pela cidade com ações de fiscalização nas madeireiras e ferragens para coibir eventuais abusividade nos preços dos materiais de construção, em especial das telhas e lonas, em função da alta demanda.
A diretora do Procon, Taís Marques, destacou que inicialmente as ações eram preventivas, mas com a constatação de uma subida exacerbada nos preços foi necessário iniciar as notificações. “Nos primeiros dois dias, realizamos visitas com o intuito de orientar os fornecedores a manterem os preços dos produtos. Decidimos, por ora, notificar os estabelecimentos a apresentar as notas fiscais de entrada e saída dos produtos, de modo a justificar os aumentos”, afirmou.
Somente no período de 17 a 19 de agosto, foram realizadas 31 ações. Todas deverão apresentar nota fiscal de entrada e saída.
“É importante que a população nos ajude na fiscalização. Eventuais preços abusivos podem ser denunciados através do WhatsApp com o endereço da empresa e, se possível, uma foto do cupom fiscal. A denúncia poderá ser feita de forma anônima”, lembra Taís.
Segue tabela com últimos preços apurados pelo Procon durante as ações: