//
Canoas realiza ação pelo Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

No Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, 27 de outubro, a Secretaria Municipal Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes realizou uma ação de conscientização no Calçadão do Centro de Canoas. Agentes da Secretaria fizeram abordagens e distribuíram materiais informativos sobre as demandas específicas da população negra.
A secretária de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednéa Paim, participou da atividade e ressaltou a importância da atenção à população negra de Canoas. “Conversamos com as pessoas e informamos sobre as doenças que mais prevalecem, orientando que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências.
Desde 2006, diversas atividades ocorrem em todo o país no dia 27 de outubro para mobilizar a população negra sobre os direitos à saúde e para ampliar o debate com gestores e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde. Algumas doenças são mais comuns na população negra, como a anemia falciforme, diabetes mellitus, doença hipertensiva específica da gravide e hipertensão arterial.
A ação tem respaldo na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criada em 2009, como resultado das demandas do movimento negro.