Canoas celebra, nesta segunda-feira, 14 de novembro, o Dia dos Lanceiros Negros. A homenagem à tropa composta por escravizados que lutou na Revolução Farroupilha foi estabelecida por lei, sancionada pelo prefeito Nedy de Vargas Marques no último dia 19 de agosto.
Integrante da programação do Mês da Consciência Negra em Canoas, que segue até o dia 29, as atividades relativas ao dia municipal ocorrem na próxima quinta-feira (17). Autor de dois livros voltados ao público negro sobre os Lanceiros Negros, o escritor, economista e professor Raul Carrion, também ex-deputado federal, fará uma palestra para estudantes do município, no Auditório Sady Schiwitz.
De acordo com a secretária municipal adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, a inclusão da data no calendário oficial do município atende a uma antiga demanda da comunidade. Destaca a importância histórica na construção do Estado e o heroísmo do grupamento militar formado exclusivamente por negros para enfrentar o exército imperial. No lugar da liberdade prometida pelos revolucionários farroupilhas, o pelotão foi morto em uma emboscada, no episódio conhecido como Massacre de Porongos, ocorrido na madrugada de 14 de novembro de 1844.
“Trabalhamos pela igualdade racial, pelo fim do preconceito por nosso cabelo e cor da pele, pela equiparação de direitos, pelo respeito às diferenças, pelo reconhecimento das nossas forças. Por isso, ter um data oficial para lembrar a grandeza dos Lanceiros Negros e as injustiças sofridas em 300 anos de escravidão no País traz ainda mais visibilidade a esse propósito. Não podemos mais ficar esquecidos e invisíveis para a sociedade”, afirma Ednea Paim.
Dentro desse contexto, a secretária ressalta que, neste ano, pela primeira vez, houve um piquete exclusivo de Lanceiros Negros no Parque do Gaúcho, durante na Semana Farroupilha de Canoas, com dezenas de atividades voltadas ao resgate histórico dos soldados e suas lanças e à afirmação do povo negro.
Devido às ações que vêm sendo realizadas, a Secretaria Municipal Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes receberá, nesta quarta-feira, 16, o Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do Estado.
De autoria da vereadora Vani Piovesan, a lei que institui o Dia dos Lanceiros Negros em Canoas foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores no dia 2 de agosto.