Luísa Costa, canoense do bairro Estância Velha, conquistou medalha de bronze na Copa do Brasil de Taekwondo, realizada em Recife, Pernambuco, na última semana. A atleta competiu na categoria sub-21 e com a vitória, somou pontos e está entre na lista dos dez melhores. O taekwondo é uma das modalidades esportivas oferecidas nas escolas através do programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Educacional, mantido pela Prefeitura de Canoas através da Secretaria Municipal e Esporte e Lazer.
Integrante do ACF, a atleta, que treina desde os 12 anos, venceu por duas vezes o campeonato gaúcho e também conquistou o título estadual de taekwondo nos Jogos Estudantis. O bronze na Copa do Brasil é a sua primeira medalha em nível nacional.
Em busca das próximas conquistas, Luísa destaca a importância dos treinos. “Quando está próximo das competições, intensifico a rotina dos treinos para todos os dias. Meu sonho é poder representar a seleção brasileira de taekwondo”.
Professor do programa ACF e também técnico da atleta, Ronaldo Prucimo comemora a conquista. “Ela medalhou em uma competição extremamente difícil, contra atletas de alto nível. Essa medalha representa o desejo, a dedicação e a disciplina que ela teve em busca desse resultado”.
Prucimo também fala sobre o trabalho que está sendo realizado nas escolas, com o programa ACF. “Além de buscarmos sempre o pódio, queremos incentivar crianças e adolescentes a seguirem os passos da Luísa e buscar seus sonhos e objetivos, assim como ela vem fazendo, servindo de inspiração para muitos jovens da nossa cidade.”
Programa Atleta Cidadão do Futuro Educacional
O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, realizado através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e oferece aos alunos das escolas participantes a oportunidade de vivenciar e praticar atividades físicas. Também auxilia no desenvolvimento físico, social e cognitivo, além da disciplina, um dos principais requisitos para atletas que praticam artes marciais. As aulas de taekwondo são realizadas nas escolas municipais Pernambuco e Ildo Meneghetti.
As atividades acontecem no contraturno, para que os alunos possam participar sem prejudicar o horário de aula. Para os alunos da manhã, os treinos ocorrem das 13h às 15h e para os alunos da tarde, das 10h às 12h, em dias alternados. As escolas oferecem almoço e lanche para os esportistas. São 20 vagas por turno, ofertadas a estudantes do 5° e 6° anos que estejam passando por algum tipo de vulnerabilidade ou baixo rendimento escolar.