No último domingo, cerca de 400 participantes, entre alunos e familiares, estiveram presentes na cerimônia de graduação (troca de faixa) no 2º Festival de Judô do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF). A atividade aconteceu na Estação Cidadania e marcou o encerramento das práticas de judô em 2022.
O aluno mais jovem do programa completou três anos no dia do encontro, mostrando aos presentes que o judô é uma prática para todas as idades e, quanto mais cedo se inicia, melhor é o aprendizado.
As famílias dos judocas deram show comparecendo em grande número para prestigiar os atletas. Os alunos que se graduaram participaram, durante o ano, das aulas na Estação Cidadania e no Centro de Esporte e Lazer São Francisco. Ao final do evento as famílias participaram de um piquenique de confraternização com as turmas.

O ACF é um programa da Prefeitura de Canoas realizado através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que incentiva a prática de atividades físicas e de esportes em três frentes: educacional, participação e rendimento.
O secretário adjunto dos esportes, Jerson Cunha, destaca a importância de oferecer a prática esportiva em diversas modalidades.
“As modalidades de luta vão ao encontro do significado esportivo, ajudando a formar, educar e disciplinar. É um dos objetivos da Smel ampliar a oferta em outras categorias, pois com isso todos ganhamos, crianças, jovens e educadores”.
O sensei, do programa,Christian Alderete, destaca que o ano finaliza de forma positiva. “Um ano muito bom no judô, tivemos lista de espera no Estação Cidadania, com mais de 30 alunos. No Ginásio São Francisco dobramos a quantidade de alunos”.
“É visível a evolução deles, tanto no esporte quanto na parte social, com uma melhora na educação, comportamento e controle da ansiedade. As expectativas se superaram e tivemos uma grande a participação das famílias, que no último encontro precisaram levar cadeiras para acompanhar, porque faltaram lugares devido ao grande número de pessoas que compareceu. Penso que para o próximo ano o ACF Judô será ainda melhor”, finaliza.
As atividades propostas pelo ACF, além de atender crianças e jovens, também oferecem, no segmento rendimento, treinamento para adultos nas modalidades: basquete masculino, vôlei, handebol e hóquei naipes feminino e masculino.