A Operação Amanhecer Seguro tem como objetivo garantir a segurança dos canoenses no horário em que eles estão indo ou retornando do trabalho. A ação, promovida pela Secretaria da Segurança Pública, é realizada de segunda a sábado, nas primeiras horas da manhã.
Desde 2021, foram realizadas 642 operações. O comandante da Guarda Municipal (GM) de Canoas, Eder Martini, reforça que além de garantir a segurança dos pedestres, a GM está preparada para dar uma resposta imediata à população. “Trabalhamos todos os dias para garantir e prevenir qualquer tipo de ocorrência. Essa operação foi pensada para que os trabalhadores de nossa cidade e região sintam uma sensação de segurança quando saem para trabalhar ou estão retornando do serviço. Ao ver as guarnições de plantão próximas aos locais de locomoção e de movimento intenso, a sociedade se sente segura e sabe que pode contar com a nossa equipe para ajudar e também para resguardar vidas”, destaca.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas, o roubo a pedestres registrou uma diminuição em 2022. Em 2021, foram registradas 1.777 ocorrências. Em 2022, foram registradas 1.506. Uma redução de 15,3%.
A Operação Amanhecer Seguro conta com o auxílio do relatório Mapas Semanais, desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública. Através destes dados, é possível identificar geograficamente as incidências, o perfil e as características, para então, desenvolver as ações.