Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Image-2023-03-13-at-17.17.56.jpeg

Alunos da rede municipal de Canoas são medalhistas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Leonardo Baron, 12 anos e Mariana Medeiros de Oliveira, 15 anos, medalhistas na Obmep pelo segundo ano consecutivo
Download Imagem Original

Foto: Gabriel Amaral/PMC

Mais uma vez a rede municipal de ensino de Canoas teve destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Na 17ª da competição, em meio a mais de 18 milhões de participantes em todo o país, quatro alunos de escolas canoenses foram premiados com medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze, além de 32 menções honrosas.

Para alguns, a conquista já não é mais novidade. É o caso de Leonardo Baron, 12 anos, da EMEF Governador Leonel de Moura Brizola e da Mariana Medeiros de Oliveira, 15 anos, que na época da conquista estudava na EMEF Arthur Pereira de Vargas. Ambos foram premiados com a medalha pelo segundo ano consecutivo, sendo a terceira de Mariana.

Mariana, que agora está no Ensino Médio, agradeceu o apoio da família e dos professores na conquista. “É uma emoção bem grande, ter esse reconhecimento por todo o esforço e dedicação. Tive muito apoio principalmente da minha mãe e da minha professora, que ajudava a estudar e compartilhava material comigo”.

Já Leonardo, destacou que o gosto pela matemática vem desde cedo. “Eu comecei a gostar de estudar e fazer os exercícios a partir do 3º ano. Sempre tive muito apoio dos professores e da família. Fico muito feliz e orgulhoso do resultado e agora é ir atrás do ouro”, completou o menino.

Quem também recebeu o prêmio foi a professora Fernanda Moser, da EMEF Arthur Pereira de Vargas. A docente destaca que o reconhecimento dos professores se dá a partir do desempenho dos alunos. “Como tivemos muitos estudantes da escola participando e com bom desempenho, os professores também acabam sendo reconhecidos. É algo que nos motiva a continuar fazendo esse trabalho maravilhoso com os jovens”.

A conquista também é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, por meio da Diretoria de Política e Planejamento Educacional e Apoio Pedagógico, que incentiva a participação das escolas nas principais olimpíadas do país. Além disso, na proposta de trabalho da rede, os profissionais são mobilizados a desenvolver, com os alunos, atividades que fomentam os estudantes a raciocinar sobre cada questão proposta.

Estudantes premiados:

Medalha de Prata
Mariana Medeiros de Oliveira – EMEF Arthur Pereira de Vargas
Leonardo Baron – EMEF Governador Leonel de Moura Brizola

Medalha de Bronze
Marina Oliveira Menger – EMEF Castelo Branco
Luiza Ramos Prass – EMEF Jacob Longoni

Outros 32 alunos ainda foram premiados com menção honrosa. Confira a relação completa abaixo:

Premiados OBMEP – 2022

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC

[addtoany]