Núcleo de Apoio ao Superendividado Educação é pioneiro no Estado em promover educação financeira nas escolas
O projeto trabalha de forma dinâmica e descontraída, ensinando noções básicas de orçamento e renda, com atividades lúdicas simulando situações do dia a dia
O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) Educação foi elaborado como medida de prevenção e uma forma de levar educação financeira de maneira acessível à população. A equipe composta por um coordenador, dois educadores financeiros e duas psicólogas trabalha nas escolas da rede municipal, assim como em outros grupos na cidade (idosos, artesãos e outros), através de atividades dinâmicas e descontraídas, ensinando noções básicas de orçamento e renda, com atividades lúdicas simulando situações do dia a dia.
O coordenador do NAS Educação, Jorge Wohlgemuth, explica melhor como funcionam as atividades desenvolvidas pelo projeto. “A equipe de educação financeira do NAS, através dos jogos desenvolvidos, busca melhorar a percepção de bem-estar, subjetivo e psicológico, nos alunos dos 9º anos de escolas da rede pública municipal de Canoas e nos cidadãos que participam de grupos de idosos na cidade”, conta.
Como diretora do Procon Canoas, Taís Marques, ressalta a importância deste trabalho pioneiro, em parceria com a Fundação La Salle e a Secretaria de Educação. “Esperamos que com esse projeto estejamos formando novos consumidores conscientes sobre suas próprias finanças, que não vivenciem situações precárias e que tenham uma qualidade de vida melhor. O que fazemos é apenas uma parte, mas é algo muito significativo”, relata.
Durante o último ano, foram realizados 123 eventos de capacitação financeira, atingindo um público total de 2.209 pessoas.