Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/mesas-interativas_reduzidas_gustavo-garbino-11.jpg
Educação

Prefeitura entrega mais de R$ 15 milhões em novas tecnologias para os alunos da rede municipal

Cinco mil tablets e 322 mesas interativas irão auxiliar no processo de alfabetização e inclusão digital
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Os alunos da rede municipal de Canoas já podem contar com uma novidade nas salas de aula. Através do Projeto Renova, que busca expandir o uso da tecnologia nas escolas, a Secretaria da Educação (SME) realizou a entrega de cinco mil tablets e 322 mesas interativas, que foram distribuídos em todas as escolas do município. O investimento para aquisição das novas tecnologias foi de mais de R$ 15 milhões.

De acordo com a secretária da Educação, Beth Colombo, a inclusão de dispositivos digitais nas escolas é fundamental para garantir a formação completa dos alunos. “A inclusão da tecnologia na educação é um recurso fundamental para motivar os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico e efetivo. Com o avanço tecnológico e a digitalização nas formas de mediação social, a alfabetização digital tornou-se uma habilidade básica para a vida pessoal e profissional”.

As mesas interativas possuem mais de sete mil atividades, com infinitas possibilidades de uso para o aprendizado, tanto de alunos da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. O programa também conta com recursos de libras, para alunos de inclusão. As mesas contam com recursos focados para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, além de promover a inclusão e alfabetização digital.

Na EMEF Gonçalves Dias, a gurizada aproveitou o primeiro contato com as mesas. A aluna do 2º ano, Gabrielle Machado, 7 anos, falou sobre a experiência. “Gostei muito, hoje aprendi várias palavras novas com as atividades. Tomara que a professora sempre traga a gente para ter aulas aqui, para poder usar bastante as mesas. É muito legal”.

Os tablets serão entregues para todos os alunos na fase alfabetização, entre o Maternal II e o 2º ano do Ensino Fundamental. A grande novidade é que os alunos da rede poderão levar o equipamento para suas casas, para que possam continuar trabalhando os recursos vistos em sala de aula e funcionando como um caderno digital.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC

Mais fotos: