A partir da próxima segunda-feira (17), as matrículas para novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Canoas devem ser realizadas na sede da Secretaria de Educação (SME), das 14h às 16h. Os estudantes devem levar documento de identidade, comprovante de residência e histórico escolar (ou atestado de escolaridade). Se for menor de idade, é necessária a presença de responsável.
Caso o estudante esteja fora da escola há muito tempo e não tenha o registro da escolaridade, a SME oferece uma prova de classificação para designar qual ano de ensino deverá ser cursado. A SME fica na rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças.
A EJA é uma modalidade de ensino para jovens a partir de 15 anos completos que trabalham no horário regular de ensino e buscam uma alternativa para seguir estudando. Há escolas com Educação de Jovens e Adultos em todos os turnos, mas manhãs e tardes são preferencialmente para estudantes de até 17 anos.
Abaixo, a relação das escolas que oferecem EJA e os turnos:
EMEF Erna Würth (noite) EMEF Guajuviras (manhã e tarde) EMEF Irmão Pedro (tarde e noite) EMEF Nancy Pansera (tarde e noite) EMEF Paulo Freire (manhã e noite) EMEF Santos Dumont (noite) EMEF João Paulo I (noite) EMEF Max Oderich (noite) EMEF Monteiro Lobato (manhã) EMEF Nelson Paim Terra (noite) EMEF Paulo VI (manhã e tarde) EMEF Rio Grande do Sul (noite) EMEF Rio de Janeiro (noite) EMEF Thiago Würth (manhã e tarde)
As EMEFs Erna Eürth, Max Oderich, Rio Grande do Sul, Nancy Pansera, Santos Dumont e João Paulo I também oferecem alfabetização e pós-alfabetização.