Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/reduzidas_19_07_2023-PROJETO-ESCOLA-RESIDUIO-ZERO-EMEI-VO-PICUCHA-PAMELLA_MENDES-16.jpg
Educação Meio Ambiente

Projeto Escola Resíduo Zero já recolheu mais de 25 toneladas de material reciclável

Resíduos são destinados às cooperativas de reciclagem da cidade
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Desde o início do ano, as 51 escolas municipais que participam do projeto Escola Resíduo Zero coletaram mais de 25 toneladas de material reciclável. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e as oito cooperativas de reciclagem da cidade, responsáveis pelo recolhimento, separação e destinação correta dos resíduos.

Na educação infantil, uma escola que se destaca no trabalho de reciclagem é a EMEI Vó Picucha. Apenas nos últimos três meses, a coleta de materiais recicláveis, realizada junto à comunidade escolar, ajudou a recolher mais de 800 kg de resíduos, que foram destinados à cooperativa Mato Grande Canoense.

“Buscamos trabalhar bastante com as crianças essa questão ambiental, de reforçar a importância da separação dos resíduos, da reciclagem e de ajudar as cooperativas. É fundamental que eles criem essa consciência desde jovens, até para levar esses conceitos para os familiares”, destaca a diretora da escola, Vanessa Sczymczak.

Cooperativas e escolas juntas pelo meio ambiente

Vanessa ressalta ainda que o trabalho conjunto entre a cooperativa e a escola traz diversos benefícios para ambas. “Temos sorte de ter uma parceria bem bacana com o pessoal da cooperativa, eles sempre ajudam com esse trabalho de educação ambiental com as crianças. Essa proximidade é importante porque traz o lado social junto, além de beneficiar o meio ambiente, sabemos que a reciclagem auxilia diversas pessoas que trabalham com isso”, completa.