Na noite da última segunda-feira (28), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou a 4ª edição do Prêmio Destaques Comdip para as entidades que desenvolvem trabalho no município. A atividade, que ocorreu na Câmara Municipal de Canoas.
A premiação encerrou a 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Comdip e pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social. De acordo com a secretária especial da Coordenadoria, Taiane Luisa Cunha Dal Pizzol, o evento é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelas entidades, que atuam como braços da política pública. “As entidades e o Comdip merecem ser valorizados e reconhecidos por sua atuação em prol das pessoas com deficiência, pois com eles conseguimos realizar avanços na luta por direitos do segmento”, salientou.
“As entidades trabalharam bastante durante a pandemia, de forma que não deixaram de atender seus beneficiários. É um momento de agradecer o trabalho que prestaram e reconhecer o que cada uma vem fazendo ao longo dos anos”, destacou o diretor da Coordenadoria, Jair Silveira.
O evento ocorreu após o período de pandemia, em que muitas atividades foram suspensas, com o objetivo de reconhecer o trabalho das seguintes entidades: Associação Canoense dos Deficientes Físicos (Acadef), Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Associação Pestalozzi de Canoas, Associação Legato, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (Apae Canoas) e Associação Grupo Chimarrão da Amizade. Além delas, o Comdip também foi homenageado por desempenhar um papel fundamental de fiscalização e construção de políticas públicas para as pessoas com deficiência.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC