Com foco no debate sobre a promoção do cuidado e de práticas educativas positivas, Canoas iniciou a 1ª Semana de Prevenção à Violência Escolar: Engajamento e Protagonismo. A abertura do evento foi realizada na noite dessa segunda-feira (11), na Universidade La Salle. A programação segue até sábado (16), com diversas palestras, capacitações, exposições e formações com professores, gestores, lideranças juvenis e a comunidade escolar.
“Não é mais tempo para violência, não podemos levar para a educação sentimentos que não sejam de alegria, realização e transformação. Infelizmente, ainda precisamos estar aqui falando sobre práticas que não são as que gostaríamos. Mas por outro lado, é fundamental debatermos esse tema, para que possamos ter um ambiente escolar cada vez mais positivo”, destacou a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, durante a abertura do evento.
Representantes dos programas Tempo de Cuidar, Canoas Cidade do Cuidado e Urban-95 destacaram a importância do trabalho intersetorial realizado em Canoas. O evento contou ainda com a participação da psicóloga Karen Haack, do professor e mestre Edgar Abrahão, da professora Letícia dos Santos e da estudante Rafaela Pfeifer, que debateram sobre engajamento e protagonismo como forma de prevenção à violência escolar.
Tempo de Cuidar
O programa é composto por seis eixos centrais de atuação. Eles consistem na aplicação de questionários a gestores e estudantes adolescentes, formações didático-pedagógicas a gestores e professores, formações a estudantes dos grêmios estudantis, com foco no engajamento escolar e protagonismo juvenil, rodas de conversas e palestras sobre habilidades socioemocionais, competências para resolução de problemas e tomadas de decisões.