Os representantes para o próximo mandato do Conselho Tutelar de Canoas foram eleitos neste domingo (1º). O pleito eleitoral contou com a participação de 19.473 canoenses, que compareceram às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares do município para o mandato de 2024-2027. Foram eleitos 20 membros titulares e 20 suplentes que atuarão nas quatro microrregiões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
“Eu acho muito importante participar do processo eleitoral para o Conselho Tutelar, pois estamos sempre sabendo de direitos sendo violados, e os conselheiros desempenham um papel fundamental na nossa sociedade”, afirmou Emanuelle Acosta, 23 anos, moradora do bairro Mathias Velho.
A eleição foi organizada pela Comissão Especial Eleitoral do Comdica e contou com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social, e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
O que faz o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros agem sempre que os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Em Canoas, o Conselho Tutelar está vinculado à Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social.