Fake News em Canoas

NOTÍCIAS FALSAS EM CANOAS

Não acredite em qualquer informação.
Verifique SEMPRE nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.


Está circulando fake news sobre diversos cursos grátis

Está circulando pela internet uma fake news referente a diversos cursos gratuitos que seriam oferecidos pela Prefeitura de Canoas. Esta informação é falsa.

Todos os cursos que, porventura, a administração pública vier a oferecer, serão divulgados por meio dos canais oficiais da Prefeitura. Não há oferta de cursos de auxiliar de farmácia, radiologia, manicure, alongamento de cílios, manicure e pedicure, design de unhas e sobrancelhas, maquiagem ou auxiliar de perícia criminal. Não caia em armadilhas pela internet.

Não acredite em qualquer informação. Nunca cadastre seus dados em sites duvidosos. Verifique SEMPRE nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.

//
São falsas as supostas vagas de emprego para trabalhar nos CRAS da cidade

Está circulando pela internet uma fakenews referente à contratação para diversos cargos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Canoas. Essa informação é falsa.

Todas as contratações para os CRAS são feitas por meio de concurso público, e todos os concursos públicos são publicados, obrigatoriamente, no Diário Oficial do Município. A Secretaria Municipal da Cidadania explica que no momento não estão previstos concursos para a área.


PREFEITURA ALERTA: está circulando fake news sobre o Banco de Oportunidades no Facebook

A Prefeitura de Canoas alerta para uma fake news que vem sendo espalhada por um perfil, em grupos do Facebook, sobre um site de emprego com “vagas no banco de oportunidades da Prefeitura”.

Nunca cadastre seus dados em sites duvidosos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação disponibiliza atendimento por telefone, em caso de dúvidas: (51) 3425-7604. Você pode cadastrar seu currículo e conferir as vagas do Banco de Oportunidades pela internet: bit.ly/3unCvUb


Prefeitura alerta sobre informações falsas envolvendo a vacinação de profissionais de saúde

Circulam pelas redes sociais informações sobre um novo mutirão para vacinação de profissionais de saúde, que ocorreria em Canoas no próximo sábado (13). A Prefeitura de Canoas informa que não há neste momento previsão de ação voltada para esse público, pois o município depende do envio de novas doses pelo governo federal.

Segue a aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde vacinados no mutirão realizado no dia 13 de fevereiro, no Hospital Universitário. O reforço para esse público está disponível na Sala de Imunização do HU (Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José), mediante agendamento disponível pelo formulário https://forms.gle/VcarrpZfoum4yYqw7.

Segunda dose para idosos

Já para os idosos acima de 85 anos, começaram a ser disponibilizadas as segundas doses nesta quarta-feira (10), nas 28 unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família. O atendimento será exclusivo para essa faixa etária, primeira a ser vacinada no município. Não será vacinada, neste momento, a população com mais de 80 anos que recebeu a primeira dose no drive-thru realizado pela Prefeitura em 20 de fevereiro, no Parque Eduardo Gomes. Para esse público, a orientação é aguardar os 28 dias de intervalo recomendado entre as doses da vacina CoronaVac.

Novo lote

A expectativa é de que novas doses cheguem nos próximos dias ao município, o que possibilitará dar continuidade à vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose. O novo lote de CoronaVac chegou ao Estado na noite desta terça-feira (9). Ainda não se sabe, porém, o quantitativo que será enviado a Canoas.


Canoas ganha liminar contra fake news

Nessa sexta-feira (19) uma rádio da cidade noticiou conteúdo falso em seu perfil de rede social dizendo que a UPA Boqueirão estaria sem oxigênio e com muitas internações, devendo a população procurar a UBS mais prpopulação. De acordo com o Procurador do Município, César Palma a livre manifestação do pensamento faz parte dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (art.5º, IV), porém esse direito não é absoluto, devendo ser utilizado com cautela e responsabilidade, em especial, na atual situação de pandemia em relação ao novo coronavírus, quando se sabe que toda a população mundial está alarmada com as consequências nefastas da doença” declarou o procurador.


Campanha de vacinação contra Covid-19 é alvo de informações falsas

A Prefeitura de Canoas alerta para a circulação de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19 no município. Todas as atualizações sobre os dados da campanha de imunização são disponibilizadas apenas nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura (site e redes sociais). Para dar ainda mais transparência, o município criou, em janeiro, a página Vacina em Canoas (www.canoas.rs.gov.br/vacinaemcanoas), onde o cidadão pode acessar informações sobre grupos prioritários e número de doses aplicadas diariamente.

Lembrando que em Canoas estão sendo vacinados:

Primeira fase: profissionais da saúde, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos acamados com mais de 60 anos.

Segunda fase: idosos acima de 85 anos.

 


Cuidado, é FAKE! Prefeitura de Canoas alerta sobre golpe do kit escolar

Assim como nos golpes do programa de Renda Municipal Familiar e do Cesta Básica, agora, outra fake news circula pelas redes sociais: a do kit escolar.

A mensagem enviada diz “que CRAS recebeu do MEC os kits de material escolar para fazer a distribuição para as crianças da rede pública”, que “o kit acompanha cadernos, lápis, borracha, tesoura, giz de cera e apontador”, e que para solicitar, basta se cadastrar através de um link. Ocorre que ao clicar no link, ele direciona para uma página, que automaticamente rouba as informações pessoais e provoca o compartilhamento automático da publicação.

As Secretarias Municipal de Educação e Municipal da Cidadania alertam que desconhecem qualquer tipo de ação. Vale destacar que a entrega de uniformes e kits escolares são feitos através da Secretaria de Educação, após o início das aulas e de acordo com as datas agendadas.

Caso o morador de Canoas receba a mensagem, o correto é denunciar para a Polícia Civil, através da ocorrência online. Todas as informações sobre ações da Prefeitura estão sendo divulgadas nos canais oficiais e nas redes sociais oficial.

 


É FAKE NEWS: Notícia sobre Renda Familiar Mensal é FALSA!

Está sendo veiculada nas redes sociais que a Prefeitura Municipal abriu inscrições para o Programa Renda Mensal Familiar 2021 e que as famílias cadastradas irão receber auxílio de R$ 130 por mês.

Cuidado! Não entre no link divulgado, pois trata-se de um GOLPE.

A Secretaria Municipal da Cidadania informa que NÃO EXISTE nenhum cadastro para inscrição em Programa Renda Mensal Familiar e que se trata de uma FAKE NEWS.

Ao se inscrever neste FALSO CADASTRO, a pessoa acaba passando dados pessoais, como números do CPF e RG, endereço e telefone para contato.