A 3ª edição da Cavalgada do Bem de Canoas arrecadou, neste fim de semana, mais de 3 toneladas de alimentos para garantir a ceia de Natal de famílias carentes. O evento é uma parceria da Prefeitura de Canoas, Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Defesa Civil e Banco de Alimentos do RS. Depois de não ter sido realizado em 2020, em função do agravamento da pandemia, o evento foi retomado neste ano.
Segundo o diretor de Tradicionalismo da Secretaria Municipal da Cultura, Elcion Brys Gularte, a ideia foi mobilizar os tradicionalistas do município em mais uma ação de solidariedade. “Desde o início do ano, já arrecadamos mais de dez toneladas de alimentos em uma série de atividades que realizamos. Além da Cavalgada do Bem, também arrecadamos alimentos na Cavalgada Solidária e eventos alusivos ao Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras iniciativas. Procuramos fazer a nossa parte para auxiliar as famílias carentes e, nesse caso, poder proporcionar um natal mais feliz para essas pessoas”, destacou.
O grupo de cavalarianos percorreu os bairros Mathias Velho, Olaria, Rio Branco, Fátima, Guajuviras, São Luís, Jardim Atlântico, Niterói, Harmonia, Central Park, Cinco Colônias, Mato Grande e Campo Belo, junto com veículos de apoio e carros de som, que anunciavam o projeto ao longo do percurso. Os alimentos arrecadados junto à população foram levados até o Parque Eduardo Gomes, onde, também, ocorreu um drive-thru de arrecadação e, depois, encaminhados para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.
A Cavalgada aconteceu no Estado inteiro, simultaneamente, com a participação de entidades tradicionalistas e grupos de cavalgadas que fizeram a inscrição pela internet. Os donativos coletados são destinados às unidades do Banco de Alimentos de todo o Rio Grande do Sul, nas cidades onde a instituição está presente.