Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/mulheres-agosto-lilas-estacao_reduzidas_gustavo-garbino-16.jpg

Campanha do Agosto Lilás chega às estações de trem

Rede de proteção à mulher de Canoas é considerada referência para outras localidades por ser uma rede completa

A mobilização da Prefeitura de Canoas no Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a Mulher, alcançou também as estações do trem metropolitano no município. Nessa sexta-feira (26), uma equipe da Secretaria Adjunta de Mulheres, liderada pela titular da pasta, Rosa Marcella, distribuiu o material informativo da campanha, abordando homens e mulheres.

Através de uma parceria com a empresa, também foi instalado um banner junto à bilheteria da Estação Canoas, contendo informações de alerta quanto a todos os tipos de violência contra as mulheres e sobre a rede de apoio e proteção às vítimas.

De acordo com a secretária Rosa Marcella, a rede de Canoas é considerada referência para outras localidades, pois é uma rede completa.

Conta com um canal próprio para receber denúncias que funciona 24 horas, possui abrigo em que as mulheres ameaçadas podem levar os filhos e permanecer por até seis meses; mantém um centro de referência que presta atendimento psicológico, jurídico e social e que a partir de agora abre também aos sábados pela manhã; além de um trabalho integrado com a Polícia Civil e Delegacia da Mulher para que os denunciados sejam presos; e com a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar na fiscalização das medidas protetivas expedidas pela Justiça.

“Nós queremos ampliar cada vez mais a mobilização para outros espaços onde as mulheres são assediadas e atacadas, seja no transporte coletivo, nas fábricas ou escritórios, e intensificar também a conscientização de homens e meninos, já que Canoas foi um dos primeiros municípios a aderir oficialmente ao movimento HeForShe, da ONU Mulher, em que os homens que não aceitam a violência contra a mulher são nossos aliados”, afirma a secretária, que durante o mês, entre dezenas de outras atividades, percorreu escolas, entidades, unidades de saúde e instituições publicas, falando para mais de mil pessoas sobre a importância do tema e da denúncia.

Agosto Lilás
O mês de agosto é nacionalmente marcado pelo combate à violência doméstica. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, que completa 16 anos em 2022. A lei foi criada para dar assistência às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Escritório de Comunicação PMC

[addtoany]