//
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza atividade comemorativa ao Dia Mundial da Água

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza nesta sexta-feira (21), atividade comemorativa pelo Dia Mundial da Água. Para simbolizar a passagem da data, foi marcado o reflorestamento da Praça da Imaculada, localizada na parte central do Bairro Rio Branco, que foi fortemente atingida na enchente de maio de 2024. O ato acontecerá na praça, das 14 às 17 horas.
Dentre os problemas ocorridos na praça, a grande perda da cobertura vegetal, ocasionou a ideia da proposta da melhoria ambiental e paisagista. Foi realizada uma vistoria por técnicos e moradores locais, que solicitaram o plantio de árvores frutíferas. Foi autorizado o plantio de 34 mudas de árvores e 4 mudas de três marias nos pilares do pergolado de madeira, e mais 30 mudas para doação para a população. Conforme as espécies disponíveis no viveiro municipal, foram sugeridos Araçá, Tarumã, Quaresmeira, Ipê e Três Marias.
A conservação das reservas hidrológicas está diretamente relacionada com a manutenção da cobertura vegetal, sendo que também tem a função de agentes reguladores de clima. Logo, ao reforçar a arborização urbana estamos também cuidando da “Água” existentes nas cidades. “A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, é fundamental no ciclo universal do corpo humano”, declara o secretário da pasta Guilherme Haygert.