Ação de conscientização sobre violência contra a mulher leva sensibilidade ao Calçadão

Foto: Bruna Ourique/PMC
A ação do Dia 25 Laranja da última sexta-feira (25) entregou material informativo, em formato de marca páginas, para canoenses que circulavam no Calçadão de Canoas. O material mostrava os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia na cidade. O objetivo do Dia 25 Laranja é levar conscientização sobre as violências sofridas pelas mulheres e divulgar modos de combate e enfrentamento. A ação é organizada pela Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), através da Diretoria da Mulher.
“Há 29 anos, casei e tive o primeiro filho. Foi quando começaram as agressões, mas eu continuei no relacionamento. Fiquei 7 anos casada com essa pessoa e a gota d’água foi quando ele colocou a faca no meu pescoço”, expôs Michelle Beatriz Salgado Wittrock que, acompanhada de seu pai, decidiu compartilhar sua história com a equipe que distribuía o material. Somente após seu filho pedir “papai, você não pode matar a minha mamãe”, e com o apoio de sua avó, que Michelle teve forças para sair do relacionamento abusivo.
Ela também revelou: “o meu pai perguntava, ‘tá machucada, filha?’e eu dizia que tinha batido no armário, era terrível.” Mas Michelle contou que atualmente está casada há 18 anos, em um relacionamento saudável, com uma pessoa respeitosa. Quando perguntada sobre o Dia 25 Laranja, ela afirmou: “maravilhoso, tem gente que ainda sofre, mas tem medo ou vergonha. Eu aprendi que não tem que ter vergonha, porque eu estou ajudando outras pessoas a mostrar e dizer que não precisa ficar quieta. Tem que mostrar.”
“O Dia 25 Laranja ocorre todo mês, em um local de Canoas diferente, visando levar a informação ao máximo de canoenses possível. Também queremos que todos saibam os canais disponíveis para denunciar, mesmo que para uma vizinha ou amiga”, explica a diretora da Mulher, Sara Ávila.
Canais de denúncia
Brigada Militar: 190
Central de Atendimento à Mulher: Disque 180
Delegacia da Mulher: (51) 3476-1514
Disque Mulher: (51) 99275-8146
Guarda Municipal: 153
Texto: Anna Júlia Castro